segunda-feira, 27 de março de 2006

O milagre de Daigo


Já fazia um tempo que eu queria escrever sobre Daigo Umehara, mas daí veio Andrei e postou antes de mim. Fogo é que abre um precedente para dizerem que eu estou o imitando. Mas vai assim mesmo.

Pra quem nunca ouviu falar em Daigo Umehara e sabe inglês, recomendo clicar aqui e ler o que a Wikipedia diz sobre ele. Pois é! Daigo é verbete da Wikipedia!

Eu não sei se esse garoto japonês tem outras atividades, mas Daigo ganha dinheiro vencendo oponentes em campeonatos de videogame, em jogos de luta como Street Fighter. Ele ficou mundialmente famoso depois que um video (veja links no fim do post) foi difundido na internet com uma incrível virada de Ken (comandado por Daigo) sobre Chun Li (comandada por Justin Wong), durante a semifinal do Evolution 2004.

Seu Ken estava perto de morrer enquanto a Chun Li do oponente tinha "life" de sobra. Era a terceira luta da melhor de três. Daigo então começa a dar uma seqüência de golpes que vai detonando Justin Wong, mas como ele já estava "fraco", dois golpes poderiam matá-lo. Justin consegue dar um deles e depois apela para o "special", comando que pode ser usado em alguns momentos e faz o lutador dar uma seqüência violenta de golpes.

Se o Ken de Daigo defendesse o "special", morreria por "chipping" (dano de defesa). Então em vez de defender os 15 golpes, ele ataca com sincronia perfeita cada um deles, inclusive o último que era um aéreo. E pra completar a obra prima, Daigo devolve o "special" e liquida Justin levando a platéia e o narrador do combate ao delírio.

Custei a acreditar. Pensava que era montagem, que era impossível sem desconfigurar o jogo. Depois de ver várias vezes fiquei convencido. Se você já jogou Street Fighter alguma vez, o video é imperdível. Confira os links abaixo:

Obs: Uma dica para ver os vídeos é deixá-los passar por completo sem som e depois colocar do início.
Virada de Daigo
Os três rounds da luta entre Daigo e Justin
Uma explicação para a técnica de daigo está aqui.


12 comentários:

Clique Aqui disse...

Acho que Daigo tem uma "reação near death" impressionante, vi outras partidas dele e apenas nesses momentos que ele tenta fazer esse tipo de coisa. Acho que dificilmente se verá novamente ele ou outro fazer a defesa de um special com parry de novo. Mas o vídeo que eu queria realmente ver era o de K.O. (com Yum) contra Daigo (com Ken), que definiu o evo2k4 e Daigo perdeu. Deve ter sido uma partida excepcional.

Mythus | Homepage

Clique Aqui disse...

Inacreditável mesmo. Eu gostava de jogar com esta japonesinha, mas tinha uma diabo duma múmia amaldiçoada que toda vez me fazia perder no automático. Eu era boa no Street Fighter em meus anos de CG, modéstia à parte. Coisa de ócio.

Dina

Clique Aqui disse...

Um momento esportivo da maior qualidade mesmo. Uma situação limite de quase-derrota e uma virada baseada em virtuosismo técnico.

Se jogos eletronicos já fizessem parte das olimpiadas, entraria para a historia dos jogos olimpicos.

Andrei | Homepage

Clique Aqui disse...

quanta baboseira! E ainda por cima, invejou andrei. Eu faço melhor q esse daigay

ailton

Clique Aqui disse...

agora, se daigo tivesse o poder de abrir nuvens...

ailton | Homepage

Clique Aqui disse...

street fighter ruleia. eu sou otimo com chun li. keria ver esse japa ganhar de mim. ei, tem um texto muito bom sobre flores partidas no link

bRuno | Homepage

Clique Aqui disse...

Street Fighter.. Bons tempos aqueles.. "Street Fighter I", só com 8 personagens, naquelas máquinas da Playtime, no recém-inaugurado Manaíra Shopping.. Mas me espanta se falar desse jogo hoje em dia, numa época dominada por Counter Striker e afins..

Luís

Clique Aqui disse...

eu nunca joguei esse troço. mas eu curti o meu link! xêros pra tu brenim!

Gio

Clique Aqui disse...

Sempre preferi jogo de plataforma, mas... /// Luis, memória de elefante.

Mythus | Homepage

Clique Aqui disse...

atualiza isso

ailton | Homepage

Clique Aqui disse...

Tá anotado, passarei por aqui mais vezes.
Grande abraço!

Maurício Melo | Homepage

Clique Aqui disse...

ô posta, ô num comento. ó a posta de peixe, ó eu comendo. :P

Mythus | Homepage