sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Hackers, crackers e cream crackers

Todos sabem que os hackers são os grandes responsáveis pela democratização de muita coisa no mundo digital. Lembro de quando li sobre um menino que conseguiu "quebrar" o código do iPhone - imagina o que fizeram com as informações descobertas pelo garoto!

Se há quem diga que os DJs revolucionaram (revolucionaram?!) a música, eu digo que os hackers revolucionaram a era digital. Não teríamos os computadores que temos hoje sem eles. Estes maníacos por números, códigos e tecnologias tornaram o mundo mais fácil. É bem verdade que o tornaram também mais perigoso. Protejam suas senhas!

Lembro de uma discussão tola na redação do Correio da Paraíba sobre a diferença entre hacker e cracker (é tola, mas pense num assunto que ainda rende!). Meu amigo Luís Humberto 'Killer' esclareceu os conceitos em poucas palavras e por isso acho que falar além do que ele disse é tolice: um cracker é um hacker que usa sua capacidade técnica para quebrar a segurança de sistemas. Ou seja, dá no mesmo, hacker ou cracker, não existe isso de hackers são os do bem e crackers os do mal.

O lamentável é que hoje assisti pela TV que os problemas que tive com o Twitter (parabéns aos programadores do Twitter, que sacada!) foram causados por hackers. Putz! Amigos hackers, vão bulir nos dossiês do Sarney, vão quebrar os códigos das empreiteiras que se metem em negociatas suspeitas, vão colocar no ventilador os segredos descobertos pela Operação Confraria. Sacanear o Twitter? Pra quê?!

O site é basicamente um lugar para expressar uma ideia, pensamento, ou falar do umbigo. Também é ótimo para indicar um link neste caos que se tornou a internet (mesmo caótica, sensacional!). Você que está me lendo e pensando: "reacionário infeliz, vou tirar seu blog do ar!"; Vá se ocupar em ser um hacker de verdade. Bagunçar o Twitter é coisa de cream cracker.

2 comentários:

Rebbeca Ricarte disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

adorei!

muito bom!

Mythus disse...

Os criadores do Twitter nunca imaginaram no que se tornaria o serviço!

Ailton disse que nunca entrará no Twitter.