sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Eu vou de Castro Alves

Era um sonho dantesco! Quando a coisa aperta eu digo que vou de Castro Alves e cito esse trechinho de "Navio negreiro". Traduzindo o adjetivo, o poeta se refere ao Inferno da Divina Comédia, escrito por Dante Alighieri. Eu nunca li, mas quem leu me disse que a descrição dantesca (só pra repetir o adjetivo!) é a de um local para onde absolutamente ninguém gostaria de ir.

Eu sei que tem muita gente não acredita no Inferno, mesmo os que crêem em Deus. Dizem que é invenção da Igreja Católica para pôr medo no povo ou que Deus é bom demais para permitir que alguém "queime para sempre". Talvez algum leitor daqui se surpreenda, mas os frequentadores mais frequentes (redundância à la Casseta & Planeta) sabem que acredito na Bíblia, inclusive na parte que fala sobre o Inferno, lago de fogo e enxofre, Hades ou qualquer outra denominação para a condenação divina preparada para o diabo e seus anjos e para os que decidiram não obedecer as orientações bíblicas.

[Começo a achar que este texto deveria ser publicado em Coisas de Crente (www.coisasdecrente.blogspot.com)]

Continuando...

Muitas coisas podem me fazer a recorrer a Castro Alves. Ultimamente o Senado tem sido a bola da vez, ou o sonho dantesco da vez. Eu que estava morrendo de vontade de saber o que Renan Calheiros disse a Tasso Jereissati no dia em todos ficaram estupefatos como o "nive" que aqueles nossos representantes alcançaram, satisfiz meu desejo na Veja dessa semana. "Seu coronel de merda!", teria dito o ex-presidente.

Acho que, se nos fosse contemporâneo, Júlio Verne poderia ter se inspirado no Senado Federal brasileiro para escrever seu clássico "Vinte mil léguas submarinas". Só teria que aumentar o número do título.

O Senado nos envergonha e isso não é de hoje. Mas ultimamente se tornou um sonho dantesco. Eu estou esperando o próximo poeta escrever algo mais adequado para servir de metáfora àqueles indivíduos. Como pode um homem como José Sarney, que já teve a experiencia de presidir a nação, se agarrar ao trono (podem soltar a imaginação!) daquela maneira e impedir que as votações tenham seguimento? Todos os processos estão parados e o presidente do Conselho de Ética(?) continua a arquivar denúnica sobre denúncia. Quebra de decoro virou regra e ninguém é punido.

Enquanto isso, nós brasileiros ficamos parados olhando tudo aquilo e achando que não tem jeito. No máximo, um ou outro jornalista bobo para o que está fazendo e joga um texto provocativo na internet. Que coisa medíocre! Às ruas já! Fora Sarney! Fora Renan! Fora vergonha! "Que falta nesta cidade? Verdade! Falta mais que se lhe ponha? Vergonha!" Valeu, Gregório!

2 comentários:

Mythus disse...

Existe uma movimentação para manifestações neste sábado:
http://marcelotas.blog.uol.com.br/images/forasarney_15ago.jpg

Quem sabe não veremos a volta dos cara-pintadas?

Taty Valéria disse...

Na condição de espírita, acredito que o inferno é aqui, e parece que nossos ilustríssimos senadores me provam essa teoria todos os dias...

Eu não voto em senador já tem umas duas ou três eleiçòes... Mesmo assim tenho o direito de reclamar?