quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Danças circulares? Eu?!

- Breno, tem oficina sem facilitador. Fica na de Danças Circulares?
- Danças circulares? Logo eu?!

Essa conversa aconteceu ontem (28), pouco antes do início das oficinas do I Fiascu (Festival Interdisciplinar de Arte, Sociedade e Cultura da UFPB). O leque de oficinas era ótimo! Caricatura, Hip Hop, Teatro do Oprimido, Fotografia e... Danças Circulares.

Falando sério: se fosse para optar entre uma delas, Danças Circulares seria a minha última ou penúltima opção. Também não me motivei muito com Hip Hop... Não me julgo ágil o bastante para a coisa!

Mas qual foi minha surpresa! Que tarde marcante! A oficina de Danças Circulares foi muito além de uma pura e simples ciranda. Nos dedicamos ao apredizado de danças étnicas com o professor Guga Limeira. Professor desde os 11 anos! Hoje, aos 17, esbanja conhecimento, fluidez, domínio do corpo e didática.

Guga nos trouxe um repertório colhido ao longo destes anos em que viajou Brasil afora em workshops, encontros e festivais. Música de primeira! Fica o conselho: não peça uma cópia dos arquivos. Como ele mesmo explica: Eu tive que viajar bastante para conseguir esse material. Não posso cedê-lo assim. #achojusto

Entre o que aprendemos, danças judaicas, ciganas, celtas, hindus... nem lembro a origem das outras. O que lembro é que havia um sentimento de integração, alegria e paz. É verdade que algumas das músicas têm nelas aspectos religiosos. Céticos e militantes de algum credo específico podem torcer o nariz. Desnecessário. A música e a dança têm mais a oferecer do que porfias filosóficas ou de crenças.

A oficina continua hoje e sexta-feira (30), sempre a partir das 14h, no CCJ da UFPB. Quem quiser se surpreender, participe!

Nenhum comentário: