terça-feira, 8 de junho de 2010

Leia e releia Josué de Castro

Josué!!! Quem gosta de manguebeat já deve ter escutado um monte de vezes Chico Science gritando esse nome. Excelente! E seria melhor ainda se em alguma outra música tivesse colocado logo o complemento "de Castro". Pena que Science tenha morrido tão cedo. Se a citação tivesse acontecido, uma penca de fãs de sua música provavelmente se tornariam fãs deste outro pernambucano.

Josué de Castro escreveu o clássico estudo "Geografia da fome", cuja 10ª edição está bem aqui diante dos meus olhos. Um exemplar bem velho que peguei na Biblioteca Central da UFPB. O livro é sensacional! Quem mora no Nordeste tem que ler para se conhecer melhor e quem é de fora pra ultrapassar a superficialidade que a história oficial apresenta os problemas da região.

Diga-se, "Gegrafia da fome" não é um estudo apenas sobre o Nordeste, mas sobre a fome em todo o Brasil, fazendo referências também à fome em outras partes do mundo. Já na introdução, o autor destaca que este tema espinhoso tem sido suprimido - não inocentemente - dos centros científicos de excelência. Parece cômodo dedicar energia ao estudo de questões mais palatáveis (trocadilho proposital).

A fome é um problema global, com explicações históricas, sócio-econômicas e culturais. Os ciclos de crise e desenvolvimento costumam varrer para debaixo do tapete suas consequências nefastas. É muito mais cômodo não pensar em famintos. "Fazer o quê? Isso é assim mesmo." É assim, mas pode ser diferente. Josué de Castro não só escreveu, como também atuou para mudar esta realidade. Alguém aí está disposto a agir parecido?

Update!
Encontrei a citação a uma música de Chico Science que diz "…tem que saber p’ra onde corre o rio, tem que saber seguir o leito, tem que estar informado, tem que saber quem é Josué de Castro, …rapaz!"

Não conheço essa música. Se ela existe, alguém poderia colocar um link com a letra toda nos comentários? Agradeço desde já! Pelo visto devo ter cometido uma injustiça na abertura do texto. Neste caso, peço desculpas.

5 comentários:

.ailton. disse...

rapaz, deu vontade de ler.

::: Luís Venceslau disse...

Chico Science era tipo um Raul Seixas, um Chacrinha, por baixo de uma capa "lúdica", mandava uns recados q poucos conseguiam entender..

Sobre Chico e Josué, eu achei isso. Interessante http://maniadehistoria.wordpress.com/ensaio-chico-science-encontra-josue-de-castro/

Anônimo disse...

O seu blog também está ótimo. Vou escreve bem. Ahh... muito obrigado por visitar meu blog.

Abraços do Ikeda.

Anônimo disse...

...perdão. Eu quis dizer que você escreve bem. Abraços!
Ikeda

Rafael disse...

Eu acho que não é de música não, Breno. Parece mais que é uma citação dele na mídia, apesar de que tem sonoridade.