terça-feira, 27 de abril de 2004

Mas que inferno!(?)


O tema único de hoje me remete aos áureos tempos de primeiro período de Jornalismo. Naquela época pagamos Filosofia da Comunicação, que não tem nada a ver com o nome da disciplina, tanto que reclamei durante as reuniões de reforma do projeto político-pedagógico (PPP). A disciplina deveria se chamar Introdução à Filosofia ou Evolução da Filosofia, como queiram! O departamento de Filosofia cedia (condenava) um de seus professores para que a disciplina pudesse ser ministrada em Comunicação.
O professor Washington - Luís* deve lembrar dele - além de ter que dar aula pra duas turmas ao mesmo tempo, já que Radialismo e Jornalismo tinham essa disciplina em comum, ainda tinha que agüentar as abstrações de Marco Túlio, o primeiro aluno bacharel em primeiro período de Comunicação Social pela UFPB.
Talvez pelo desgaste mental o "Cumpadre Washington" (infame apelido, mas não fui eu que coloquei!) tenha declarado que em Céu ele acreditava, mas em Inferno "que é ruim" ele achava que era fantasia da Igreja. Justificável. Ele vinha dar aula sabendo que o conteúdo não era devido, o amontoado de filósofos (como nos chamava) passava a aula em filosofias paralelas e um dos únicos alunos que participava da aula parecia estar declamando algum poema dadaísta intercalado por uma sucessão de "tipo assim...". Creio que ele pensava: Inferno? Mas que inferno? Se existir deve ser fichinha.

* Êpa! Do jeito que está escrito dá pra gerar um "cacófono" com o ex- presidente!

Nenhum comentário: